Storytelling e Bibliotecas, Bibliotecas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Ferramentas para aumentar o impacto na comunidade.
Vivemos num mundo onde o conteúdo visual é cada vez mais importante. Assim, e para que as bibliotecas consigam ter maior impacto nos públicos que querem abranger, torna-se necessário que saibam combinar textos e imagens para transmitir com sucesso as mensagens sobre projetos, programas ou atividades promovidas.
O Storytelling ajuda a criar uma ligação com a comunidade local, dado que as atividades que recorrem ao storytelling são capazes de apelar à imaginação, envolver os públicos e criar assim um espaço seguro para a autoexpressão, permitindo aumentar o autoconhecimento, cultivar o pensamento crítico e incentivar novas aprendizagens, seja através da literatura, das artes performativas, visuais ou outras.
O Library Map of the World (LMW) compilou sugestões e informações úteis para apoiar os bibliotecários a produzirem "histórias" com impacto na comunidade, sendo possível partilhar no Mapa as histórias sobre os contributos das bibliotecas para alcançar os ODS. É o
Manual de Storytelling da IFLA, um guia para bibliotecários (IFLA, 2019).
Para além deste Manual, partilhamos também a versão demo de um kit de ferramentas para bibliotecas desenvolvido e disponibilizado por Kate McDowell, professora da Universidade de Illinois Urbana – Champaign, EUA:
DSTL Demo (Data Storytelling Toolkit for Librarians).